A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) se tornou mais popular nos últimos anos, diante da necessidade de adotar práticas mais sustentáveis no campo diante das mudanças climáticas. Além dos benefícios ambientais trazidos por esse sistema, ela também oferece vantagens econômicas ao produtor.
O que é Integração Lavoura-Pecuária?
A Integração Lavoura-Pecuária é um sistema que combina o cultivo agrícola e a criação animal em uma mesma propriedade, a fim de aumentar o potencial produtivo. Essa abordagem ganhou popularidade nos últimos anos, diante dos benefícios tanto econômicos como ambientais que oferece.
Nesse modelo, a agricultura e a pecuária podem ser alternadas, ou seja, utilizado o espaço de pasto para plantio e retomada a pastagem após a colheita, em um efeito cíclico. Também pode ser utilizada em consórcio, quando ambas as linhas são conduzidas simultaneamente, opção mais comum nas propriedades com maior espaço disponível e adoção de sistemas de confinamento e terminação intensiva.
Quais as vantagens do ILP?
A adoção do sistema de Integração Lavoura-Pecuária oferece vários benefícios para o produtor, uma vez que potencializa os ganhos em uma mesma área, ao combinar duas atividades. Além disso, vale citar ainda:
- Melhoria na qualidade do solo;
- Redução de custos;
- Menor impacto ambiental.
Qualidade do solo
Nesse aspecto, a alternância entre o cultivo agrícola e a pecuária pode auxiliar na renovação do solo, com a reposição de nutrientes. De fato, a diversificação de culturas e a decomposição de matéria orgânica, tanto animal como vegetal, ajudam na fertilidade, além de ajudar na retenção de água.
Isso reduz a necessidade de uso de irrigação artificial e aplicação de fertilizantes artificiais, ao mesmo tempo que pode melhorar a produtividade das culturas e pastagens, que servem inclusive para a alimentação do gado. Outro fator importante é a descompactação do solo, comum em áreas de monocultura e com pastagens, em razão do fluxo de animais.
Redução de custos
A Integração Lavoura-Pecuária possibilita que o produtor obtenha um ganho maior a partir de uma mesma área, sem a necessidade de desmatar ou investir em ampliação. Fora isso, a junção das duas atividades traz uma economia, uma vez que a própria matéria orgânica gerada pelos animais, por exemplo, pode servir como adubo, dispensando ou reduzindo o uso de insumos externos.
A alternância de culturas, como plantio de grãos e pastagens, também pode interromper o ciclo de pragas, resultando em menor gasto com uso de herbicidas e perdas na colheita. Ao adotar culturas como o milho, por exemplo, é possível aproveitar parte da produção para a alimentação dos animais, para suprir as necessidades nutricionais nos períodos de seca ou enquanto as pastagens estão em formação.
Benefícios ambientais
O aspecto ambiental é um dos grandes destaques favoráveis para adotar o sistema ILP, uma vez que permite unir a produtividade e sustentabilidade, por meio de:
- Redução de desmatamento;
- Menor utilização de defensivos químicos;
- Recuperação gradual do solo e diminuição do risco de erosão.
Como implementar a Integração Lavoura-Pecuária?
Apesar dos benefícios, para implementar a Integração Lavoura-Pecuária de modo eficaz, é preciso ter um planejamento cuidadoso, além do acompanhamento constante para definir o tipo de cultura ideal, necessidade de implementação de estrutura, por exemplo. A seguir, veja quais são os principais passos para um ILP bem-sucedido.
Planejamento inicial
A primeira etapa é fazer um diagnóstico da propriedade para entender quais condições são favoráveis para cada atividade e as mudanças necessárias. Entre os pontos para observar estão:
- Tipo de solo: analisando a acidez, nível de compactação e fertilidade;
- Clima e regime de chuvas: que pode interferir na escolha do melhor tipo de cultura e época de plantio;
- Recursos disponíveis: verificação da infraestrutura já existente, como cercas, cochos, sistema de irrigação e o que é necessário implementar.
Para essa análise, é importante contar com o auxílio de técnicos na área, o que pode ocorrer por meio de uma consultoria agrícola ou com auxílio de órgãos técnicos.
Definição das culturas e rebanho
Para escolher a melhor cultura e tipo de rebanho para a ILP é importante considerar as condições locais, bem como, a demanda do mercado. Nesse contexto, o ideal é optar por espécies de plantas que se adaptem bem ao clima da região e ofereçam uma boa cobertura do solo, em especial em áreas com longos períodos de seca.
Do mesmo modo, escolher um rebanho que se adapte às condições da região; no caso de gado de corte, por exemplo, o Nelore é um dos mais utilizados. É importante considerar ainda a capacidade de animais por hectare, para evitar a degradação do solo.
Manejo dos recursos naturais
Esse é o pilar fundamental da ILP, para preservar os recursos naturais e otimizar a produção em ambas as frentes. Entre as medidas indicadas para isso estão a rotação de culturas para evitar o esgotamento do solo e promover a reposição de nutrientes, além de:
- Optar por culturas com maior cobertura do solo para reter a umidade;
- Implementar sistemas de captação de água da chuva para irrigação;
- Preservação de matas ciliares e áreas de vegetação nativa.
Quais os desafios ao implementar ILP e como superar?
Entre os desafios envolvidos ao implementar a Integração Lavoura-Pecuária, vale destacar os custos iniciais, na compra de insumos ou para alterações na infraestrutura da propriedade, o que pode comprometer o fluxo de caixa por um período. Porém, com um plano bem estruturado, é possível procurar linhas de crédito voltadas ao produtor rural, com formas de pagamento e prazos facilitados.
Outro obstáculo comum para quem quer adotar esse sistema é a necessidade de mão-de-obra qualificada em cada uma das áreas, ou seja, é preciso contar com equipes aptas a trabalhar na lavoura e na pecuária, que entendam sobre as dificuldades e necessidades de cada área. Para contornar isso, uma alternativa é buscar suporte técnico de órgãos como a Embrapa, que podem auxiliar na transição.
Por fim, ainda há resistência por parte de alguns proprietários em assumir riscos com um novo sistema de gestão e integração de culturas, o que pode dificultar essa mudança.
Qual o impacto do sistema Integração Lavoura-Pecuária no desenvolvimento sustentável?
A Integração Lavoura-Pecuária representa um avanço no desafio de conciliar o crescimento da pecuária com a sustentabilidade, uma vez que permite aproveitar melhor áreas já produtivas, reduzindo o desmatamento. O sistema também promove a recuperação gradual do solo, auxiliando na retenção hídrica e prevenindo a erosão.
Outro ponto que vale destacar é o maior rendimento que proporciona ao produtor, aliado à imagem positiva que gera; dessa forma, agrega maior valor ao produto final. Isso serve como estímulo para a implementação do método, com benefícios para todos os envolvidos.